Memórias em Papel Timbrado

Hoje é dia de resenha nova aqui no blog. Memórias em Papel Timbrado, da autora Pat Müller.






Memórias em Papel Timbrado foi o primeiro livro que li da autora Pat Muller, que também é co-autora de Além do Esperado, junto com a querida Socorro Araújo.

Esse livro conta a história de Paula, uma jovem de 18 anos que, cansada da vida corrida de São Paulo e do relacionamento distante com os pais, decide mudar radicalmente seu estilo de vida. Ela compra uma fazenda no interior de Santa Catarina, próxima à fazenda da sua melhor amiga. E mesmo sem entender nada da vida campestre, vai com a cara e a coragem.

Paula é recebida por Maria e Júlio, primo da melhor amiga. De cara, ela e o rapaz se estranham. Mas ele acaba a ajudando de diversas formas, ensinando sobre a fazenda que um dia foi da sua família.

Um dos pontos que fazem Paula refletir enquanto está no campo é sobre sua vida amorosa inexistente. Ela sonha em encontrar sua cara-metade, e pede a Deus por isso.

Num surto de inspiração, Paula decide escrever cartas para seu futuro marido. Nelas, ela desabafa sobre os problemas e fala coisas sobre si mesma, seus planos e sonhos.

Aos poucos surgem alguns personagens masculinos na história, e Paula se vê confusa. Mas a cada encontro e desencontro, ela vai amadurecendo, até descobrir quem é seu verdadeiro amor e o que o destino reserva para eles.

Minha opinião: Gostei muito do livro. Conforme lia, me identificava com alguns dramas da Paula. A Paty escreve de uma forma que prende o leitor à narrativa, e mesmo quando a personagem passa por coisas diferentes das que passamos, é impossível não nos sensibilizarmos com ela e não sentirmos empatia. Algumas vezes quis brigar com a Paula para fazer com que ela percebesse que o que procurava estava diante do seu nariz, mas percebi que essas indecisões, falta de comunicação e desencontros, são bem típicos da juventude, em especial de nós mulheres. Tendemos a dramatizar as coisas e a querer que o outro adivinhe o que estamos pensando – isso é um fato. Também tiramos conclusões sem antes perguntar à pessoa se o que que estamos vendo é realmente o que parece.

Houve momentos que me fizeram rir e outros que dilaceraram meu coração. E o final foi atípico e deixou uma grande lição. Recomendo muito pelas lições que a história passa, além do romance gostoso que se desenvolve (meu shipp que eu achava que nunca ia acontecer) e amadurecimento da personagem. Mas não se enganem achando que se trata de uma história leve sobre mudanças de vida e o primeiro amor, pois é bem intensa em alguns momentos e impactante.


Na ocasião da publicação da resenha, dia 07 de agosto, o livro ainda se encontra gratuito para ler no wattpad. Se quando ler não estiver mais, é só procurar na Amazon ou pelo nome da autora para saber sobre a publicação.

3 visualizações

RECEBA MEUS EMAILS COM NOVIDADES E PROMOÇÕES

© 2019 Cristiane Broca

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon